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Novidades de versões


Novidades da versão 3.1.3

1 – Liberação de incluir aditivo onde o valor acrescido e o valor decrescido podem ser os mesmos

O sistema travava quando a diferença dos valores acrescidos e decrescidos dava 0 (zero). Agora é permitido que sejam iguais.

Novidades da versão 3.1.1

1 – Correção do download de documentos de licitante vencedor

Houveram algumas inconsistências no download de documentos de licitante vencedor. Tais inconsistências foram identificadas e corrigidas!

Novidades da versão 3.1.0

1 – Utilização do SGI 2.0

Após atualização do Sistema Gerenciador de Identidade do TCE (SGI), o GeoObras passou por alterações para se adequar a esta nova versão. Isso de maneira completamente transparente para o usuário! É o TCE trabalhando por você, jurisdicionado!

2 – Atualizações estruturais

O GeoObras está passando por uma migração de plataforma de desenvolvimento para melhor atender as demandas dos jurisdicionados e internas. Em breve termos novidades e um novo layout para você!

Novidades da versão 3.0.9

1 – Atualizações estruturais

O GeoObras está passando por uma migração de plataforma de desenvolvimento para melhor atender as demandas dos jurisdicionados e internas. Em breve termos novidades e um novo layout para você!

Novidades da versão 3.0.8

1 – Atualizações estruturais

O GeoObras está passando por uma migração de plataforma de desenvolvimento para melhor atender as demandas dos jurisdicionados e internas. Em breve termos novidades e um novo layout para você!

 

Novidades da versão 3.0.7

1 – Correção de problema quando o convite do SGI mais novo é desativado

Foi identificada uma inconsistência na busca pelo convite ativo do SGI em uma situação de exceção. A situação foi tratada.

2 – Adição de máscara no preenchimento da quantidade de unidade de medida em licitação

Vários chamados foram abertos por digitação incorreta ou preenchimento incorreto no cadastro de unidades de medida na licitação. Foi incluída uma máscara no campo visando diminuir ou eliminar dúvidas quanto ao preenchimento.

 

Novidades da versão 3.0.6

1 – Habilitação do item “Empenho” para Contratos

Foi localizada inconsistência na habilitação do botão “Empenho” no caso de cadastramento de contratos de dispensa ou inexigibilidade. O problema foi sanado.

 

Novidades da versão 3.0.5

1 – Reparos internos

Localizadas e corrigidas algumas duplicações de cadastros quando o CPF é iniciado por zero.

2 – Habilitação de botões

Corrigidos alguns caminhos que tratavam incorretamente a habilitação do botão Empenho e Vinculação de lotes (nos contratos) para entidades regidas pela lei de contabilidade 6404.

3 – Unidades de medida das licitações

Da mesma forma que os outros cadastros, após inserir os dados seguintes (situação da licitação) não é possível inserir novas unidades de medida.

 

Novidades da versão 3.0.4

1 – Atualização do serviço de busca de nomes por CPF/CNPJ

Algumas atualizações foram realizadas no serviço, causando instabilidade na citada busca. O problema foi corrigido.

Novidades da versão 3.0.3

1 – Correção para contratos vinculados a licitações e vínculo do lote da licitação ao contrato

Foi corrigido o vínculo de contrato com a licitação e o vínculo do lote da licitação com o contrato.

2 – Correção da inclusão de unidades de medida com valores em decimais

A entrada de unidades de medida com valores decimais apresentava um grande número de casas decimais. O problema foi corrigido limitando a 4 casas decimais.

 

Novidades da versão 3.0.2

1 – Correção da verificação de pendências de documentos de licitante vencedor x documentos da fase externa

Foi corrigida a verificação de pendências referente a licitante vencedor que estava sendo exigida na fase externa.

 

Novidades da versão 3.0.1

1 – Correção da visualização de documentos de licitante vencedor

Foi corrigido a funcionalidade de inclusão de documentos de licitante vencedor. Alguns documentos não estavam visíveis aos usuários e houve falha em alguns itens para realização de download.

 

Novidades da versão 3.0.0

1 – Disponibilização de Perfis de Acesso

Os jurisdicionados já podem cadastrar perfis de acessos diferentes para cada grupo de trabalho no GeoObras. É possível que os responsáveis pelo cadastramento de licitações insiram ou editem apenas as informações referentes a licitações. Este perfil apenas visualiza as demais informações sem permissão para edição ou inserção. O mesmo ocorre para outros perfis como “Contrato”. Deve ser associado apenas um perfil para cada usuário via SGI. Os perfis disponíveis são:

  • Admin – Acesso semelhante ao atual, ou seja, o usuário tem acesso a todos os itens para visualização, inclusão, exclusão e edição;
  • Visualizar – Acesso apenas de visualização a todas as informações do GeoObras;
  • Obra – O usuário poderá inserir, editar e excluir apenas informações das obras e/ou projetos do município;
  • Licitação – O usuário poderá inserir, editar e excluir apenas informações das licitações do município;
  • Contrato – O usuário poderá inserir, editar e excluir apenas informações dos contratos do município;
  • ContratoLicitacao – O usuário poderá inserir, editar e excluir apenas informações das licitações e dos contratos do município;
  • ContratoObra – O usuário poderá inserir, editar e excluir apenas informações dos contratos e das obras e/ou projetos do município;

2 – Separação de verificação de arquivos por lotes e por licitantes vencedores (inclusive na verificação de pendências)

A inserção de documentos de licitante vencedor foi desvinculada da inserção de documentos da fase externa. O item “8. Documentos de Licitante Vencedor” foi incluído. Isso permite que a verificação de pendências ocorra de forma a dar mais detalhes sobre as reais pendências existentes na licitação. Também foram separados a situação e a própria inclusão de um licitante vencedor para cada lote.

 

3 –  Alteração da exibição da grid de lotes para apresentar os itens da Lei Complementar 123 (referente a Micro e Pequenas Empresas)

 

 

4 – Inclusão da funcionalidade “Cadastre-se” informando sobre o cadastramento do jurisdicionado através do SGI

 

5 – Inclusão de tarja cinza no rodapé do sistema com link para acesso direto a Central de Relacionamento com o TCE;

6 – Atualização para importação parcial de arquivos em XML

  Foram realizadas atualizações na importação de arquivos em XML para que seja possível a realização de importações parciais. Não é possível a edição de itens, mas a inclusão de uma licitação incompleta e posteriormente completa-la é possível.

 

7 – Correção do uso de casas decimais no cadastro de unidades de medida

  As casas decimais que eram consideradas parte do número inteiro está corrigido, sendo tratadas agora como casa decimal (utilizar o ponto para separar os valores inteiros dos decimais)

 

8 – Erro desconhecido

  As principais causas da emissão de “Erro desconhecido” foram tratadas. Elas se referem a tempo de inatividade no sistema (muito tempo sem utilizar o sistema – agora redireciona para a tela de login sem emitir o erro) e a inserção de muitos caracteres no cadastro de descrição de publicação do aditivo de contrato. Outros pontos de emissão do “Erro Desconhecido” também foram tratados.

9 – Correção no download de arquivos de projetos

  Os arquivos de projetos não eram localizados para download. O problema já foi corrigido.

10 – Contagem de lotes vinculados a contratos na listagem de licitação

  A contagem dos lotes que já foram vinculados a contratos também foi corrigido. Quando acontecia de uma licitação ter lotes associados a contratos diferentes, o sistema não contabilizava todos os contratos. O problema foi resolvido.

 

Novidades da versão 2.3

1 – Informação de várias unidades de medida por edital

Nos editais de licitação será possível informar mais de uma unidade de medida por edital. 

Ex. Uma planilha que se constitua de três obras, sendo uma escola, uma pavimentação e uma rede de esgoto deverá ser informado da seguinte forma:

1.1 Escola – Unidade de medida: M²; Quantidade: 400; Tipo de Obra: Escola; Tipo de Serviço: Construção Nova;

1.2 Pavimentação – Unidade de medida: M²; Quantidade: 2000; Tipo de Obra: Via Urbana a ser pavimentada; Tipo de serviço: Pavimentação asfáltica;

1.3 Rede de esgoto – Unidade: M; Quantidade 150; Tipo de Obra: Esgoto Sanitário; Tipo de serviço: Construção Nova.

2 – Unidades gestoras sob regime da contabilidade comercial

Para entidades regidas pela lei da contabilidade comercial (6404), o GeoObras não exige mais a informação do número do empenho ao efetuar o cadastramento de contratos;

 

3 – Alerta para cadastro de informações vinculadas

  • Nas Licitações, o item é realçado com fundo laranja quando o valor da coluna “Qtde. Lotes Associados a Contratos” for diferente da coluna “Qtde. Lotes”. Licitações que não são realizadas em lotes, esperam a associação de no máximo 1 contrato então é realçada em laranja caso o valor seja diferente de 1.

 

  • Nos contratos, o alerta é semelhante. Caso o conteúdo das colunas “Qtde Obras/Proj. Informados” e “Qtde Obras/Proj. Cadastrados” for diferente, o destaque na cor laranja será apresentado.

 

4 – Para as obras que utilizem a licitação para Materias e/ou para Máquinas e Equipamentos, agora é possível selecionar a empresa contratada

Ao clicar sobre o botão “Selecionar Fornecedor” a tela abaixo (que você já conhece da seleção de Licitantes) será aberta para selecionar o fornecedor. Se ele não existir, basta clicar sobre o botão “Novo”. Você só vai precisar do CNPJ do fornecedor.

O mesmo foi feito para o cadastro de licitações de máquinas e equipamentos:

 

marcus.saliba administrator

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Geo-Obras é um sistema de acompanhamento de obras públicas implantado pelo Tribunal de Contas a partir de Janeiro de 2014, por meio da Resolução nº 16/2013 e tornou-se obrigatório aos jurisdicionados Estaduais e Municipais que licitam e contratam obras públicas por meio da Instrução Normativa 06/2013.

O sistema baseia-se em informações cujo preenchimento de dados é de inteira responsabilidade dos jurisdicionados que se obrigam a envia-las dentro dos prazos definidos na Instrução Normativa 06/2013 – Anexo I.

O sistema foi implementado de maneira que o preenchimento e envio de dados em formato editável (.doc, .xls, .odt, .dwg, etc.) constitui um conjunto de processos lógicos e encadeados alinhados com as exigências legais e normativas quanto à execução de obras ou serviços de engenharia pelos entes públicos.

É um sistema que pode ser empregado inclusive como ferramenta de apoio aos jurisdicionados, auxiliando no controle de etapas e documentos afetos às obras e serviços de engenharia.

O sistema foi concebido em três módulos:

  • Jurisdicionado
  • Auditor
  • Transparência

O módulo jurisdicionado é de uso exclusivo dos órgãos e entidades estaduais e municipais, os quais possuem a responsabilidade de preencher e manter as informações relativas à licitação, contratação e execução das obras e serviços de engenharia atualizadas.

O módulo auditor é de uso exclusivo do TCEMG no exercício das suas atribuições de fiscalização.

Todas as informações cadastradas pelos jurisdicionados são disponibilizadas para acesso em tempo real no módulo Transparência.