Bymarcus.saliba

Atualização Geo-Obras

O que é o cache?

Ao navegar pela internet, os navegadores acessam uma grande quantidade de imagens e arquivos. Visando agilizar essa navegação os navegadores (browsers) armazenam boa parte do conteúdo acessado em um local temporário do computador local. Ao acessar novamente a mesma página, o navegador pode reutilizar a imagem que está armazenada no computador local, economizando boa parte do tráfego que seria necessário para novo download de cada imagem. Este armazenamento é chamado Cache.

 

Funcionamento do Geo-Obras

O Geo-Obras é um sistema que possui uma de suas partes desenvolvida para que utilize o cache do navegador. Isso permite que a abertura do sistema e a sua utilização seja consideravelmente mais rápida (levando em consideração seus ercursos visuais) sem que haja sobrecarga no uso da rede local. Porém, em caso de atualizações, é possível que seja necessário a remoção manual do arquivo anterior para que ao acessar a página a nova versão seja obtida.

 

Qual versão do Geo-Obras estou utilizando?

Qual versão do Geo-Obras você localizará a versão que está sendo utilizada (no caso do exemplo, a versão é a 2.2)

 




















Qual a versão mais atual do Geo-Obras?

Ao acessar a página, você verá uma mensagem na parte superior indicando a versão mais atual do Geo-Obras. Esta mensagem dura 60 segundos e desaparecerá automaticamente. Como esta tarja é “independente” da tela de login, a versão contida na tarja será sempre a mais atual e você poderá compará-la com a versão da tela de login.

 

Como fazer para que o navegador obtenha a nova versão?

Cada navegador utiliza o seu próprio cache (seus próprios arquivos armazenados). Isso significa que utilizando navegadores diferentes pode ser necessário “limpar o cache” de cada um deles.

 

  • Firefox

Vá até o menu Histórico —> Limpar dados de navegação…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na janela que se abre, selecione apenas o item “Cache”. E acione o botão “Limpar agora”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após estes procedimentos, feche todas as janelas deste navegador e abra novamente o Geo-Obras para garantir a atualização da versão.

 

  • Internet Explorer

Vá até o menu Ferramentas —> Opções da Internet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acione o botão “Excluir” no subitem “Histórico de navegação”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na tela que se abre, marque apenas a opção “Preservar dados de sites Favoritos” e a opção “Arquivos de Internet Temporários e arquivos de site”.

 

 

 


 

 

 

marcus.saliba administrator

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Geo-Obras é um sistema de acompanhamento de obras públicas implantado pelo Tribunal de Contas a partir de Janeiro de 2014, por meio da Resolução nº 16/2013 e tornou-se obrigatório aos jurisdicionados Estaduais e Municipais que licitam e contratam obras públicas por meio da Instrução Normativa 06/2013.

O sistema baseia-se em informações cujo preenchimento de dados é de inteira responsabilidade dos jurisdicionados que se obrigam a envia-las dentro dos prazos definidos na Instrução Normativa 06/2013 – Anexo I.

O sistema foi implementado de maneira que o preenchimento e envio de dados em formato editável (.doc, .xls, .odt, .dwg, etc.) constitui um conjunto de processos lógicos e encadeados alinhados com as exigências legais e normativas quanto à execução de obras ou serviços de engenharia pelos entes públicos.

É um sistema que pode ser empregado inclusive como ferramenta de apoio aos jurisdicionados, auxiliando no controle de etapas e documentos afetos às obras e serviços de engenharia.

O sistema foi concebido em três módulos:

  • Jurisdicionado
  • Auditor
  • Transparência

O módulo jurisdicionado é de uso exclusivo dos órgãos e entidades estaduais e municipais, os quais possuem a responsabilidade de preencher e manter as informações relativas à licitação, contratação e execução das obras e serviços de engenharia atualizadas.

O módulo auditor é de uso exclusivo do TCEMG no exercício das suas atribuições de fiscalização.

Todas as informações cadastradas pelos jurisdicionados são disponibilizadas para acesso em tempo real no módulo Transparência.